Um Divertido Zoológico de Partículas
www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/charme.pdf
Além do Modelo Padrão:
Supersimetria
Uma das mais importantes extensões do modelo padrão envolve partículas supersimétricas , abreviada como s-particulas, as quais incluem os sleptons, squarks, neutralinos e charginos. Cada partícula no modelo padrão tem um super-padrão que difere por 1/2 da partícula original. Em adição, estas s-partículas são mais pesadas do que seus contrapontos originais: eles são tão pesados que colineadores de partículas existentes não tem potência suficiente para ser capaz de detecta-los. Porem, alguns físicos acreditam que as s-particulas possam ser detectadas no Large Hadron Collider do CERN a partir de seu funcionamento.
Teoria das cordas
De acordo com a teoria das cordas, cada tipo de particular fundamental corresponde a um diferente modo vibração de uma corda fundamental (cordas estão constantemente vibrando em padrão de ondas fundamentais, de forma similar a qual as órbitas quantizadas dos elétrons no modelo de Bohr vibrando em padrões de ondas fundamentais.
A Teorias das cordas também prevê a existência de gravitons. Gravitons são praticamente impossíveis de serem detectados, porque a força gravitacional é muito fraca se comparada às outras forças.
Teoria Preon
De acordo com a teoria do Preon existe uma ou mais ordens de partículas mais fundamentais do que esta (ou mais do que estas) encontradas no modelo padrão. Esta famílias mais fundamentais que estas são normalmente chamadas "Preons" para quais derivaram dos "pre-quarks". Em essência, a teoria tenta fazer o modelo padrão arquivo que o modelo padrão tinha feito ao zoológico de partículas que havia antes dele. A maioria dos modelos assume que o modelo padrão pode ser explicado em termos de três a meia dúzia de partículas mais fundamentais e leis que governam suas interações.
Enquanto a metodologia na teoria das cordas é tipicamente tenta construir uma estrutura matemática completa do zero, uma Teoria Preon tipicamente procura por padrões no modelos padrões em si e tenta encontrar modelos que podem imitar estes padrões.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Part%C3%ADcula_elementar